feautures

entendendo-fotografia-canon-60d
ENTENDENDO FOTOGRAFIA
Toda a teoria e prática para entender os princípios da fotografia e vídeo.
v%C3%ADdeos-de-casamento-dslr
VÍDEOS DE CASAMENTO
As filmagens de casamentos produzidos pela CRDESIGN8 nos últimos tempos.
etiqueta-de-casamento
DICAS PARA NOIVOS
Dicas de como preparar o casamento dos seus sonhos e como se portar.
tecnologia-dslr
TECNOLOGIA
Matérias sobre as tecnologias empregadas nas produções de foto e vídeo.

HDSLR? É DE COMER?

DE ALGUM TEMPO PARA CÁ A INDÚSTRIA VIDEOGRAFIA TEM UM ASSUNTO POLÊMICO EM SEU LEQUE DE DISCUSSÕES ROTINEIRAS: "HDSLR". 
 
GRAÇAS AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS HOJE É POSSÍVEL VER MUITO ALÉM DO QUE SE VIA, FALANDO É CLARO DE PEQUENAS E MÉDIAS PRODUTORAS E CLIENTES QUE NÃO TEM UM QUARTO DE MILHÃO DE REAIS PARA PAGAR UMA FILMAGEM. O MERCADO MUDOU; FATO! PORÉM O CLIENTE DEVE ATENTAR-SE NA HORA DE SUA PESQUISA PARA "NÃO COMER CARNE DE SOJA COMPRADA COMO FILÉ MIGNON".


O QUE É HDSLR?
Vamos pelo início, SLR são as antigas máquinas fotográficas do tipo reflex (que usam um espelho para refletir a imagem captada pelo filme) - SINGLE LENS REFLEX - que evoluiram para a forma DIGITAL, onde o filme foi substituído por um SENSOR que capta a luz pela lente e converte essas informações em 0s e 1s posteriormente - DIGITAL SINGLE LENS REFLEX. As HDSLR nada mais são do que câmeras fotográficas do tipo reflex que possuem a habilidade de FILMAR. A nikon D90 foi a 1ª com essa habilidade, sendo utilizada pelos americanos para fazer registros na guerra do Afeganistão, mas foi a CANON que introduziu no mercado a verdadeira revolução videográfica com o lançamento da "5D mark II" com sensor FULL FRAME que podia filmar.
FULL FRAME - UM QUADRO CHEIO. DE LUZ É CLARO!
As máquinas fotográficas antigas e as câmeras de cinema usam um filme cujas medidas são 24x36mm. Quando se lançou uma DSLR com um sensor do mesmo tamanho de um filme (FULL FRAME) uma gama de possibilidades se abriu.
POR QUÊ? Perguntam-me vocês, caros leitores.
Simplesmente porque o tamanho do sensor é fundamental para a sensibilidade a luz, qualidade da imagem e belíssimos efeitos de bokeh (áreas fora de foco e distorcidas de uma imagem).
As filmadoras comuns do mercado possuem sensores pequenos, se comparados aos de uma HDSLR FULL FRAME, e isso é um fator fundamental para a enorme profundidade de campo das imagens geradas por elas. Na figura abaixo é possível notar a discrepância entre os sensores de 1/3” (das filmadoras até 20 mil reais) até um sensor FULL FRAME.



Agora que você já sabe a diferença em tamanho dos sensores, vamos ver o que eles fazem na prática:
- MENOR NÍVEL DE RUÍDO
- SHALLOW DEPTH OF FIELD (CURTA PROFUNDIDADE DE CAMPO)*
- ALTA SENSIBILIDADE – CONDIÇÕES DE IMAGEM COM MUITO POUCA LUZ
-ELEVADA QUALIDADE DE CORES

* A curta profundidade de campo é influenciada por mais dois fatores:
1 - Abertura do diafragma (lentes claras)
2 – Distância do objeto em relação à objetiva

Por isso, é bem difícil conseguir um bom desfoque de fundo com uma filmadora que tenha um sensor de 1/3” mesmo que ela possua uma lente f3.5
Vejamos duas imagens feitas no mesmo lugar, retiradas de uma filmagem. Uma imagem de uma câmera que possui sensor de 1/3” e a outra uma HDSLR com sensor APS-C com crop de 1,6x.

CÂMERA COM SENSOR DE 1/3"

CÂMERA COM SENSOR APS-C CROP 1,6X

São notáveis as diferenças de qualidade de cor, as diferenças de luminancia, a riqueza de detalhes, o tom de preto e a alta sensibilidade da HDSLR.

CONCLUSÃO
Acredita-se que as HDSLR deram uma nova dinâmica à indústria videográfica; isso porque ela permitiu a um custo relativamente baixo se “equiparar” a imagem do cinema. Lógico que há muito pretenciosismo nessa afirmação, mas o próprio Geoge Lucas está usando HDSLRs na gravação de seus filmes. O fato resume-se em: É INCONTESTÁVEL O SALTO DE QUALIDADE QUE AS HDSLR TROUXERAM AOS PROFISSIONAIS.


**No próximo post falarei um pouco sobre as tendências no vídeos e o que o CONSUMIDOR precisa entender ao se equiparar com os dois tipos de filmagem. E também como uma máquina fotográfica gera seus vídeos.






Compartilhe: