feautures

entendendo-fotografia-canon-60d
ENTENDENDO FOTOGRAFIA
Toda a teoria e prática para entender os princípios da fotografia e vídeo.
v%C3%ADdeos-de-casamento-dslr
VÍDEOS DE CASAMENTO
As filmagens de casamentos produzidos pela CRDESIGN8 nos últimos tempos.
etiqueta-de-casamento
DICAS PARA NOIVOS
Dicas de como preparar o casamento dos seus sonhos e como se portar.
tecnologia-dslr
TECNOLOGIA
Matérias sobre as tecnologias empregadas nas produções de foto e vídeo.

Entendendo Fotografia - Regra dos Terços, Proporção Áurea

Há milhares de anos atrás (mais de 2 mil), vários pensadores descobriram a chamada "Proporção Áurea", também conhecida como "Divina Proporção". Trata-se da proporção determinada entre duas medidas, em que a relação entre elas seja 1,618 da outra. Utilizada por arquitetos, pintores e outros atístas ao longo dos séculos, essa regra foi o início do que chamamos de Regra dos Terços, um dos princípios de composição para fotografia e filmagem, responsável por uma estética de imagem mais agradável. Analisaremos a fundo seus valores hoje, entendendo como é criada e como obter melhores fotos a partir do conceito de composição matemática.



Em 1.202, um matemático italiano apelidado de Fibonacci, propôs uma sequência numérica, na qual determinado número é sempre a soma de dois valores anteriores. Veja ao lado.
Ao dividir-se qualquer número pelo anterior (a partir do número 2), o resultado sempre será próximo a 1,618 (número de ouro - proporção áurea).
Foi através dessa matemática que diversos artistas do renascimento procuraram envolver seus trabalhos, entendendo que isso traria um resultado estético mais satisfatório. Acredita-se que o próprio Da Vinci tenha usado essa técnica em seu famoso quadro Mona Lisa.

Criando-se a representação gráfica de curva em espiral através de retângulos divididos na proporção áurea (1,618), obteremos uma figura como a abaixo, onde cada retângulo é 1,618 menor que o anterior.
Esse tipo de curva aparece em átomos, DNA, vibrações sonoras e em diversos elementos da natureza.

Em fato, a figura espiral pode ser rotacionada, invertendo-se na horizontal e também na vertical, criando assim os 4 pontos de interesse na imagem. Veja como ficam 4 espirais sobrepostas e seus respectivos centros.

Na fotografia, segundo à rigor, para se obter um melhor resultado estético, o assunto principal deve estar em um desses pontos, o centro das espirais de Fibonacci. Mas não é tão fácil carregar uma calculadora e fazer milhares de contas para se retirar uma foto. Mas existe um método criado posteriormente que é muito mais fácil e também é eficiente: A REGRA DOS TERÇOS, ou regra dos três terços.
Essa regra coloca os 4 pontos de ouro muito próximos aos centros das espirais de Fibonacci, tornando o resultado praticamente o mesmo; observe:
A regra dos terços divide a tela através de 2 linhas verticais e duas linhas horizontais, formando assim o conhecido "jogo da velha".
Em muitas câmeras, hoje em dia, é possível exibir uma camada sobreposta com a regra dos três terços, o que pode ajudar na hora de compor. Veja alguns exemplos de imagens com a regra dos terços e espiral de Fibonacci em sobreposição.

Compartilhe: