Na nossa quarta matéria da série "Entendendo Fotografia" falaremos sobre OBJETIVAS, ou lentes fotográficas. Independente de sua câmera ser profissional ou amadora, há um conjunto óptico nela, responsável por transferir ao sensor ou filme a informação visual do assunto a ser fotografado. A alta complexidade do assunto exigirá que demos apenas uma noção dos principais pontos a serem abordados sobre lentes. Entenderemos o que é um diafragma, seu comportamento, o significado dos números "f-stop" e sua influência na imagem, bem como os tipos mais comuns de lente fotográfica que são encontradas no mercado.
As objetivas fotográficas são corpos escuros nos quais a luz atravessa de uma ponta a outra, passando por vários grupos de lentes (vidros). Embora mesmo com uma lente seja possível obter uma fotografia; uma grande quantidade de lentes, divididas em grupos dentro do corpo de uma objetiva tem a função de corrigir a maior quantidade possível de aberrações (distorções de imagem) causadas pela convexão dos corpos ópticos.
As objetivas fotográficas são comumente divididas em sete grupos:
LENTE MICRO: Lentes indicadas para fotografar objetos extremamente pequenos.
LENTE MACRO: Lentes com grande ampliação de detalhes pequenos, como insetos, jóias e etc.
LENTE OLHO DE PEIXE: Utilizadas para fotografar grandes áreas com pouco espaço, consegue-se ângulos de até 180º dependendo da lente. Ex.: 10mm
LENTE GRANDE ANGULAR: Com grande profundidade de campo e um grande ângulo de visão, essas lentes são ideais para fotografar paisagens e em salas com espaço reduzido. Ex.: 24mm, 35mm
LENTE NORMAL: A lente com a visão mais proxima do olho humano. Geralmente a lente 50mm (em 35mm) consegue a mesma imagem de um olho humano.
LENTE TELEOBJETIVA: Lentes com grandes distâncias focais, ideais para fotografar assuntos distantes. Ex.: 100mm, 200mm
LENTE ZOOM: É uma objetiva com distância focal variavel, geralmente de grande angular a tele, ou meia tele a supertele. Ex.: 24-105mm, 70-200mm
ABERTURA DO DIAFRAGMA
O diafragma é um conjunto de lâminas disposto dentro da objetiva que controla a quantidade de luz que passa pelas lentes (abertura). O valor da abertura do diafragma se dá através de números, conhecidos com f-stop, seguindo um padrão numérico universal. Quanto menor for esse número, maior será a quantidade de luz que passará pelas lentes e vice-versa.
Cada número inteiro para cima na escala permite que passe somente metade da luz que passava anteriormente e a cada aumento na abertura (menor número f) tem-se o dobro da luz da abertura anterior.
Escala Universal de f: 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 44, 64
Abaixo alguns exemplos do comportamento das lâminas do diafrágma em uma lente em alguns f-stops.
Clique na imagem para ampliá-la
Uma coisa muito interessante que eu aprendi e que pouca gente sabe é a seguinte: Divida o comprimento focal da lente pela abertura usada e você terá o tamanho real do buraco na lente por onde passa a luz.
Ex.: Numa lente 50mm com abertura máxima f/2 teremos um buraco de 25mm
Em outra lente 100mm com abertura máxima f/2 teremos um buraco de 50mm
Outra função para a abertura do diafragma, além do controle da luz que entra pela objetiva no sensor, é ajudar a definir as propriedades da profundidade de campo.
Observe o quadro abaixo e as diferenças entre as fotografias.
Clique na imagem para ampliá-la
É possível ver que com uma abertura maior (f/2) temos muito menos foco que em uma abertura menor (f/22). Esse fenômeno é conhecido como curta profundidade de campo (shallow dof - shallow depth of field). Note também que no quadro, a foto feita com f/2 apresenta uma estética muito mais agradável, por deixar em foco somente o objeto de interesse (o elefantinho colorido no caso) e o restante, à frente ou atrás do objeto principal, mas podemos definir. Essa técnica é utilizada para se chamar a atenção do observador para o assunto que queremos mostrar. Trataremos disso em outra matéria, já que outros fatores também influenciam no desfoque gerado na imagem. Mas sem dúvida, lentes com grandes aberturas dão a possibilidade de deixar fotos mais artísticas e dramáticas, priorizando o assunto em questão.
Espero que vocês tenham gostado da matéria, qualquer dúvida podem postar comentários aqui, ou me enviar e-mails. Desde já agradeço aos leitores que enviam suas dúvidas e sugestões, pois vocês acabam gerando mais sede por conhecimento e mais qualidade para esse portal.




